terça-feira, 19 de junho de 2007

- Curiosidades

● O latifúndio, a monocultura de exportação e as formas pré-capitalistas de exploração da mão-de-obra ainda constituem considerável parcela da realidade agrária de muitos países latino-americanos.
● A industrialização, concentrada em alguns setores de interesse do capitalismo internacional é realizada tardiamente, durante uma época em que a economia mundial já se encontrava dominada pelo grande capital monopolista, não permitindo um desenvolvimento autônomo, e tornou os países latino-americanos extremamente dependentes dos pólos econômicos mundiais, e, conseqüentemente, das flutuações e crises do capitalismo internacional.
● Suas classes dominantes são constituídas por oligarquias agro-exportadoras ou grandes comerciantes e banqueiros aliados ao capital internacional, ou por fraca burguesia, até hoje incapaz de levar adiante um projeto nacional desenvolvimentista.
No final do século XVIII, com a expansão das monoculturas, houve desflorestamento e destruição de ecossistemas nativos e surgiram a mineração e a caça em grande escala.
● O crescimento demográfico acelerado tornou mais agudos os problemas de sobrevivência de grande parte da população do continente.
● No final do século XVIII, com a expansão das monoculturas,houve desflorestamento e destruição de ecossistemas nativos da América Latina.


Nenhum comentário: